quinta-feira, 11 de março de 2010

Encontro Nacional de Trabalhadores em Educação do PCdoB

PCdoB realiza encontro de trabalhadores em educação pública
Entre os dias 5 e 7 de março, em Brasília, os militantes do PCdoB na educação pública estiveram reunidos em encontro nacional convocado pela Secretaria Sindical para discutir a atuação dos comunistas junto às entidades que representam os trabalhadores das redes públicas na educação básica e que compõem a base da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Os temas da conjuntura, a política sindical do partido e sua atuação na CTB, a articulação entre o debate educacional e a construção de um Novo Projeto de Desenvolvimento Nacional, bem como as perspectivas e desafios do sindicalismo classista dentro da CNTE e de suas entidades afiliadas foram alguns dos temas debatidos por mais de 40 educadores e educadoras de 14 estados representando quase duas dezenas de sindicatos do ramo.

Diversos dirigentes do partido deram suas contribuições nas mesas de discussão. Na abertura, ainda na noite do dia 5, o membro do Comitê Central do PCdoB e presidente do PCdoB-DF, Augusto Madeira, discorreu sobre a conjuntura internacional e nacional, apontando os desafios colocados pelo embate eleitoral de 2010 e suas consequências para a continuidade de um projeto político avançado para o Brasil.

No dia seguinte, Nivaldo Santana, dirigente nacional do PCdoB e vice-presidente nacional da CTB, tratou dos desafios e perspectivas da ação dos comunistas no movimento sindical brasileiro. Em sua fala, Santana chamou atenção para o salto de qualidade dado pelos comunistas com a criação da Central, bem como apontou iniciativas políticas importantes tomadas pela CTB, que confirmaram seu caráter classista, como nas proposições de combate a crise do capitalismo, na questão da luta pelo fim do fator previdenciário e na construção da nova CONCLAT.

O dirigente destacou ainda a importância da educação na elaboração de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, citando que milhares de empregos deixaram de ser ocupados por qualificação profissional insuficiente e falou sobre a preocupação dos comunistas em articular a educação com a elevação do nível de consciência dos trabalhadores.

No encerramento do encontro, Maria Antonieta Trindade, coordenadora da fração do PCdoB na CNTE e dirigente estadual do PCdoB em Pernambuco, falou da atuação dos comunistas na CNTE, de seus desafios políticos e organizativos e dos seus desafios e metas para a entidade.

Para Antonieta é fundamental fortalecer a presença dos comunistas nas entidades, dando maior força e visibilidade à intervenção do PCdoB nas questões educacionais e influenciando o movimento dos trabalhadores e trabalhadoras em educação, zelando pela unidade e protagonismo da categoria em conjunto com a classe. Frisou que a atuação na CNTE tem tido esse norte e que o PCdoB tem contribuído politicamente para as conquistas obtidas no governo Lula, sem perder autonomia, criticidade e combatividade.

Para Maria Antonieta, “demos um passo importante para o fortalecimento da luta para superar os obstáculos que subtraem da maioria da população brasileira o direito a uma educação plena, que assegure o desenvolvimento de suas potencialidades e possibilite a cada cidadão e cidadã assumir o protagonismo na luta pela emancipação social".

A partir da realização desse encontro e pelas decisões tomadas, o partido espera dar uma nova qualidade ao trabalho da fração dos dirigentes da CNTE, tornando-o mais coletivo e mais sintonizado com as decisões tomadas no último congresso do PCdoB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário